E eles também cresceram

 

Taí uma novidade que, até então, não estava nos gibis: a Turma da Mônica agora é uma turma de “gente grande”. Sim, eles cresceram e serão apresentados ao grande público por meio de uma revista mensal cujo lançamento está previsto para a 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. O evento é ainda em agosto.

 

“Pai” de Mônica, Magali, Cascão e Cebolinha, Maurício de Sousa disse que a nova cara dos personagens não deve substituir a faceta que os levou à fama. Será apenas um núcleo diferenciado. Agora a protagonista não é mais baixinha e muito menos gorda. A adolescente sensual acompanha a tendência da amiga e ex-gulosa Magali, adepta de um sistema balanceado de alimentação. Cebolinha parou de falar “elado”, graças à ajuda de uma fonoaudióloga. E Cascão já toma banho. Pelo menos, de vez em quando.

 

“Era uma velha curiosidade minha e dos leitores: Como seriam os personagens depois que crescessem? O que se modificaria? O que se firmaria na personalidade de cada um?”, disse Souza, em entrevista à Folha de S. Paulo.

 

 

Ao abrir uma série de possibilidades para temas que fogem ao tradicional universo infantil abordado até agora nas historinhas, os novos gibis prometem vir carregados de muita aventura, humor e até romance. As ilustrações também são diferentes, uma vez que seguem traços dos quadrinhos japoneses, os mangás. Isso seria uma estratégia marketeira para tentar abocanhar os jovens que curtem o estilo. Ou seja, eles verão seus heróis da infância sob uma perspectiva bem mais atraente. Mas será que esta nova turma seduzirá apenas os mais grandinhos?

 

Eu, sinceramente, acho que não. E muito disso deve-se à sociedade que faz as crianças acharem que crescer é a melhor coisa do mundo. Não que não seja. Isto não é o foco agora. Falo que os anos estão fazendo com que pular etapas se torne divertido. A classe das guriazinhas e gurizinhos está em extinção. O que temos agora são mini-mulheres e homenzinhos. E todos acham uma gracinha o decotinho, a micro-sainha, o reboladinho, o garanhãozinho e por aí vãozinho. Agora me aparece uma revista, considerada por público e crítica como um material recomendável para as crianças ao longo dos anos, apresentando seus personagens em fase adulta. O que os pequenos vão querer também? Se espelhar neles. Óbvio.

 

Por que isso me parece trágico? Porque lembra o que aconteceu com a mente da geração de adeptos a Barbies, Malhações, Tchans, Rebeldes e, agora, mais recentemente, Gossip Girls. Este último é o nome de uma série americana cultuada por adolescentes de vários países. No enredo, sexo, consumismo, fantasia, ilusão. Na carona, uma multidão de crianças que, autonomamente, se dão por adultas seguindo valores contrários aos que todo papai e mamãe (normais, é claro) desejariam que seu filho seguisse.

 

Tudo bem, isso tudo são apenas hipóteses. Vamos esperar para ver. Vá que a Turma da Mônica Jovem apresente referências eticamente corretas para o público infantil. Sendo assim, retiro o que eu disse. Todavia, isso seria algo difícil pacas. Faz muito tempo que o que é certo virou errado e vice-versa. Bancar o bonzinho não dá nem ibope nem dinheiro. É descartável, não serve.

 

 

 

 
 

 

Frases – parte VIII

  

“Você queria que eu falasse no diabo? Tenho fé em Deus. Se não tiver, vou ter fé em quê?”.

Taty Quebra-barraco, funkeira, quando questionada sobre o teor “religioso” de algumas de suas letras.

 

”Eu não acredito no glamour que cerca o meio artístico. As pessoas usam máscaras. São as coisas simples que me comovem, a simplicidade que me traz felicidade. Me sinto mais feliz em casa do que em festas”.

Vanessa Giácomo, atriz

 

 “Aprendi com eles, mas também aprendi com eles o que não fazer. Entendi que esses caras não estavam sabendo lidar com o sucesso e que eu não queria me isolar de quem eu era, de minhas origens”.

Paul Anka, cantor e compositor canadense, autor da clássica “My Way”, aliviado por não ter seguido o mesmo caminho de álcool e drogas que trilharam seus colegas de trabalho, Frank Sinatra e Elvis Presley.

 

“Dizem que nossa união é perfeita. Na verdade, não é: somos duas pessoas que fazem qualquer coisa para ficar juntas no casamento. Penso que essa disponibilidade se perdeu um pouco nos dias de hoje”.

Cláudia Raia, atriz, sobre seus 15 anos de matrimônio com o também ator Edson Celulari.

 

“Sou totalmente a favor do amor não obrigatório. Amor é liberdade”.

Bruno Gagliasso, ator, ao dizer que considera o casamento “mais uma experiência de crescimento que um conto de fadas” e a separação como “um gesto de maturidade”.

 

“Você alguma vez viu alguma festa com o significado, com a beleza e com a grandeza – evidentemente respeitosa -, com que se celebrou os 100 anos da primeira leva de japoneses que chegou ao Brasil? Você viu isso com algum negro? Ou foi só aquela coisa de baticum pra cá e pra lá? Não estou pedindo esmolas. O meu tataravô ajudou a construir este País e ele merece respeito”.

Milton Gonçalves, ator, sobre o racismo.

 

“Eu beijei uma garota e gostei / O gosto de seu brilho de cereja / Eu beijei uma garota só para experimentar / Eu espero que meu namorado não vá se importar”.

Katy Perry, cantora, na música “I Kissed a Girl”. O hit lésbico lidera, pela sexta semana consecutiva, a parada da Billboard, maior referência do mercado fonográfico nos EUA.

 

“A grana que oferecem é pouca. Se tivessem começado a juntar dinheiro desde a primeira vez que me convidaram, aos 18 anos, já tinha posado, mas faltou visão de mercado”.

Luana Piovani, satirizando os convites que recebe para posar em revistas masculinas.

 

“Rosie Tyler tem 31 anos e pesa 101 quilos. Ela pode ter o rosto de um anjo, mas tem o corpo de um demônio esfomeado.”

Narração de um dos episódios da série “Você É o que Você Come”, que vai ao ar no Brasil pelo GNT. O programa defende a alimentação saudável, mas tem tomado formato pra lá de agressivo com quem está acima do peso.

 

“O monstro continua muito forte hoje no imaginário infantil, por isso acho importante educar a criança a não pensar que o que é feio é mau e o que é bonito é bom. Alguém que não tem o aspecto de beleza que vemos na TV não é necessariamente mau. Pelo contrário, vemos pessoas matando e roubando que a princípio não seriam monstros”.

Gonçalo Junior, autor, adiantando o tipo de informação que os leitores encontrarão no livro “Enciclopédia dos Monstros”. Desculpe, não fará parte de minha biblioteca.