Um incômodo anfitrião

Parece aquela clássica brincadeira de criança em que uma cobre parte da boca com a mão para tentar dificultar o que o ouvido da outra irá captar. Mas, também, poderia ser, simplesmente uma conversa entre loucos. Na ânsia de responder seus internautas com eficácia, a fanpage do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) tem deixado a desejar. E muito.

Se o simples fato de um remetente verificar que sua mensagem, apesar de visualizada pelo destinatário, não foi respondida já é frustrante, quando, em vez disso, o receptor resolve emitir uma resposta atrás da outra, desesperadamente e de forma desconexa, sem se preocupar com, de fato, resolver o problema em questão, a situação ganha mais um status lamentável: irritante.

Para começar, o site do SBT não dispõe – pelo menos não de maneira clara – de um espaço básico para comunicação com os telespectadores via Internet. Um link ou botão “Fale conosco”, por exemplo. Pois, bem: não tem. Daí a necessidade de recorrer ao Messenger, canal por onde empresas costumam atender de forma rápida e satisfatória seu público.

No caso do SBT, a primeira impressão é a melhor possível. Tão logo percebe que o internauta está em sua página, o sistema emite uma mensagem personalizada de boas-vindas e apresenta alguns dos recursos disponíveis na página – acesso a vídeos, entrevistas, notícias, trechos de capítulos das novelas… Parece simpático. O problema é quando começa a tentativa de diálogo. A cada frase digitada pelo telespectador, na maioria das vezes ligada a alguma dúvida a ser sanada, a emissora lança uma postagem: tem espaço para quiz sobre as Chiquititas, vídeos infantis, manchetes sensacionalistas e tudo quanto é tema ligado à programação do patrão. A pergunta feita por você? Provavelmente não tenha nem sido lida. E se tentar perguntar de novo, lá vem mais bombardeio. Ignore por um dia ou dois as mensagens e eles tornam a insistir. Alguém precisa avisá-los que o método não está funcionando, antes que comecem a empurrar goela abaixo produtos Jequiti…

Taís Brem

Deixe aqui seu comentário #NóisGostaDeFeedback