A ditadura das comemorações

Mesmo em tempos de dinheiro escasso, população continua mantendo hábito de consumir para celebrar efemérides (Foto: Roni Rigon/Agência RBS).
Mesmo em tempos de dinheiro escasso, população continua mantendo hábito de consumir para celebrar efemérides (Foto: Roni Rigon/Agência RBS).

Que o país está passando por uma séria crise econômica, todos sabemos. Mas, o que todos nós também temos conhecimento é de que, por mais apertadas que estejam as finanças, sempre há certo esforço para cumprir o protocolo de presentear em datas comemorativas. Pode ser que, em vez de grandes mimos, dê-se lugar às pequenas lembrancinhas – ou, em tempos de celebração pascal, troque-se os tradicionais e atrativos ovos pelas barras de chocolate. Mesmo assim, aqueles dias destacados no calendário têm um poder já bem conhecido de driblar até mesmo a falta de dinheiro e garantir que a tradição consumista, típica dessas épocas, siga se perpetuando.

Assim, as datas comemorativas são um motivo interessante para ganhar e dar presentes ou tornam-se um compromisso desagradável para quem quer poupar, mas se vê obrigado a sempre compartilhar desses momentos? Para o social media Iago Fernandes, 23, tais festividades têm sua importância, principalmente porque traduzem uma forma de mostrar o afeto e o carinho pelo outro. “As datas [comemorativas] trazem uma boa lembrança, assim como um incentivo ao que se comemora”, disse, ao comentar que, ele e os amigos costumam presentear-se mutuamente nas datas que celebram as profissões de cada um. Para isso, entretanto, até mesmo simples cartões são válidos. “Não precisa comprar necessariamente um bem material. O principal é descrever a intenção de ter chegado àquele contexto”.

Dia dos Namorados é uma das datas em que o comércio mais lucra (Foto: Taís Brem).
Dia dos Namorados é uma das datas em que o comércio mais lucra (Foto: Taís Brem).

De fato, ao presenciar o aumento nas vendas durante épocas próximas a datas comemorativas, percebe-se que grande parte da população também valoriza o hábito e vai além. Segundo o economista Ezequiel Megiato, 27, pela ordem, Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia dos Namorados são os períodos de maior consumo no comércio. “Em função do apelo que as datas exercem sobre as pessoas, aliado ao apelo comercial dos lojistas, nessas datas, os gastos aumentam devido à troca de presentes”, observou. “Evidentemente, muitas pessoas são mais propensas ao consumo e, às vezes, extrapolam o orçamento futuro, já que, quase sempre, optam por compras à crédito e essas compras, posteriormente, devem ser quitadas”. Para ele, que é professor e coordenador do curso de MBE em Controladoria e Finanças da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), há, inclusive, uma contradição quando a questão é economia. Se por um lado seria interessante que as pessoas pensassem formas de celebrar sem gastar tanto, para o comércio local, o melhor mesmo é que haja consumo. “Evidentemente, esse consumo precisa ser racional, para que não tenhamos um cenário de endividamento posterior, o que, seria ruim para as famílias e para o próprio comércio”.

Campanha
Aproveitando o feriadão que começou nesta sexta-feira (25) e encerra-se no domingo (27), a Associação Comercial de Pelotas (ACP) está divulgando uma campanha que reforça a necessidade do investimento por parte da população para aquecer a economia local. A peça relaciona a figura dos sonhos de consumo às compras em lojas da própria cidade para impulsionar o crescimento do comércio pelotense. E, claro, incentiva o público a “não deixar ninguém sem presente nessa Páscoa”.

Para auxiliar quem não quer abandonar a tradição, mas, mesmo assim, pretende aderir a um consumo o mais consciente possível, Megiato deixa algumas dicas: “Antes de consumir qualquer coisa, a recomendação é que se faça as seguintes perguntas: Posso adiar essa compra? Ela é realmente essencial? Quanto eu pagaria por ela à vista? E a prazo? Claro que em um período comemorativo, é difícil que alguém vá adiar a compra de um presente. No entanto, essas perguntas podem, de imediato, postergar o consumo desenfreado e auxiliar no planejamento financeiro pessoal”, finalizou.

Taís Brem

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